Artigo - Quebrando a polaridade situação x oposição no contexto do interior – um olhar sobre a campanha eleitoral de 2004 em Barra de São Miguel-PB

Veja a seguir o Artigo científico intitulado: "Quebrando a polaridade situação x oposição no contexto do interior – um olhar sobre a campanha eleitoral de 2004 em Barra de São Miguel-PB. ", de nossa autoria, apresentado no ano de 2015 na I Semana de História: Práticas Docentes e Diálogos Interculturais do Centro - Acadêmico de História do CH/UEPB – Campus III, Guarabira, Paraíba. 

Sobre o Resumo:

O presente artigo tem por recorte espacial o Município de Barra de São Miguel-PB, e procura compreender o processo eleitoral de 2004, ano de disputa de três grupos políticos para as eleições do Executivo municipal. Todavia, para compreendermos, nas palavras de Moacir Palmeira, o “tempo da política”, de junho a outubro de 2004, apresentamos aspectos dos debates e fatos que marcaram direta ou indiretamente o cenário da disputa local no período de 1962 a 2004. A ênfase será na experiência do novo grupo político que se formou no Município e tentou apresentar sua proposta perante a polaridade tradicional do interior, “situação” x “oposição”. Desta forma, utilizamos a Nova História política para compreendermos as tramas, as memórias e as histórias que se entrelaçaram no cotidiano de um pequeno Município do interior apresentando aspectos relevantes da construção de “mitos políticos” locais e toda uma narrativa coletiva em torno das disputas que acabaram por criar “verdades”, estabelecer “horizontes”, seguidos ou minimamente vividos por parte da população. Este trabalho procura captar estas condições históricas que desembocaram na apresentação e disputa dos três grupos políticos na campanha eleitoral de 2004 no Município de Barra de São Miguel-PB.

Palavras-chave: História; Política; Eleição.



João Paulo França, em 06 de maio de 2020.