Artigo – Pesquisa etnobotânica de plantas medicinais como Instrumento de difusão da fitoterapia: conhecimento de alguns moradores do município de Barra de São Miguel-PB.


Disponibilizamos aqui o Artigo – “Pesquisa etnobotânica de plantas medicinais como Instrumento de difusão da fitoterapia: conhecimento de alguns moradores do município de Barra de São Miguel-PB”. Este foi um trabalho desenvolvido por Luan Matheus Cassimiro; Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga e José Adeildo de Lima Filho. Foi apresentado no II CONEDU – Congresso Nacional de Educação.

Segue parte da Introdução:
A Etnobotânica é o estudo das interações humanas com o meio ecológico visando uma forma de preservar o conhecimento tradicional e também o aperfeiçoamento de tais relações socioambientais (ANSELMO et al., 2012). Atualmente busca-se aprimorar pesquisas na área da cultura de plantas.
(...)
Este trabalho objetivou realizar uma apuração acerca dos conhecimentos de plantas medicinais possuídos por moradores do município de Barra de São Miguel-PB, verificando a utilização da mesma, despertando o interesse e popularizando a fitoterapia, importante área da Etnobotânica, enquanto se realiza um resgate do saber botânico tradicional.


João Paulo França, 11 de maio de 2020.
Imagem dos autores atualizada em 04 de junho de 2020.