Artigo - A educação musical através da Banda Filarmônica São Miguel.


Disponibilizamos para a comunidade o Artigo Científico intitulado “A educação musical através da Banda Filarmônica São Miguel” de autoria de Gilmar Cavalcante da Silva, Bacharel em música, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes, Mestre em performance do trompete, pela Valdosa State University, e o andamento ao Doutorado pela Ball State University, ambas nos Estados Unidos.

Gilmar Cavalcante da Silva - Rede Social
Este artigo foi encaminhado à Universidade Cândido Mendes- UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Musical. O original pode ser acessado AQUI.

Eis o Resumo:

O presente trabalho teve por objetivo discorrer de maneira breve sobre a importância da Banda Filarmônica São Miguel no processo da educação musical de crianças e jovens através de breve esboço do contexto histórico e compreensão da metodologia que é aplicada ao processo de ensino da música e sua influência para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Este trabalho se desenvolveu através do método qualitativo e tomou por base referencial, trabalhos realizados no contexto da educação musical, levando em consideração o trabalho que é desenvolvido na banda. Os resultados ressaltaram a necessidade da busca permanente por meios que viabilizem melhorar a abrangência do ensino da música através da referida instituição já que o processo de musicalização acontece através da mesma.

Palavras- chave: Música, Educação Musical, Filarmônica São Miguel.



João Paulo França, 05 de maio de 2020.