Artigo - “Indicadores socioambientais dos municípios de Cabaceiras e Barra de São Miguel - PB - Brasil: fragilidades e vulnerabilidades à Seca e à Desertificação”


Nesta matéria apresentamos o Artigo Científico “Indicadores socioambientais dos municípios de Cabaceiras e Barra de São Miguel - PB - Brasil: fragilidades e vulnerabilidades à Seca e à Desertificação”, de autoria de Maria da Conceição Marcelino Patrício (Geógrafa, Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG) e Sérgio Murilo Santos de Araújo (Doutor em Geociências, Professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG). Este trabalho foi publicado na Revista Espacios. Vol. 37 (Nº 24) Ano 2016.


Eis o Resumo:
 
O principal objetivo deste artigo é realizar uma análise de indicadores socioeconômicos e ambientais dos municípios de Cabaceiras e Barra de São Miguel-PB. Como procedimento metodológico utilizou-se os dados estatísticos disponibilizados por órgãos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e também foi utilizado o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os resultados apontam fragilidades na produção de subsistência devido às condições climáticas, baixa escolaridade, percentual elevado de pessoas vulneráveis à pobreza, concentração de terras e degradação dos recursos naturais.

Palavras - chave: semiárido, agricultura, caprinocultura, seca e desmatamento.


João Paulo França, 09 de dezembro de 2020.