Artigo - O Bioma Caatinga na visão dos alunos de três escolas do município de Barra de São Miguel - PB

Neste link, disponibilizamos um interessante Artigo científico intitulado: O Bioma Caatinga na visão dos alunos de três escolas do município de Barra de São Miguel - PB, de autoria de Miguel Arcanjo Costa dos Santos, conhecido Miguel Belé, professor e atual gestor da Escola Municipal João Pinto da Silva.
Miguel Belé - Imagem de Rede Social
Licenciado em Ciências Naturais pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Miguel Arcanjo Costa dos Santos produziu este artigo junto com a professora Danielle Machado Vieira e o apresentou no Congresso Nordestino de Biólogos - Congrebio - no ano de 2014.

Segue o Resumo:

O cariri paraibano tem como principal característica a baixa pluviosidade e as secas constantes; mas um fator que chama muita atenção é a riqueza da sua fauna, flora e o modo de vida das pessoas que habitam essa região. A vegetação degradada, através da derrubada da madeira branca, é um dos fatores que desencadeiam processos de desertificação, sendo que essa degradação vem ocorrendo de forma acelerada para a transformação de madeira em lenha e carvão. Outro fator que chama a atenção é que o Município de Barra de São Miguel, juntamente com Cabaceiras, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui um grande índice de analfabetismo na população acima de 30 anos de idade, contribuindo para a falta de conhecimento sobre o manejo da vegetação local. O objetivo geral deste trabalho foi promover a interação entre comunidade escolar urbana e rural na união do conhecimento e da força conjunta por um ambiente sustentável, cooperativo e voltado para a valorização e preservação do bioma Caatinga. Os resultados apresentados mostraram que 28% dos entrevistados afirmam que vender madeira tem melhorado as condições de vida dos habitantes da caatinga, 21% afirmam que não tem contribuído para a preservação do meio ambiente, 12,7% afirmam não fazer parte do meio ambiente, 36,6% afirmam que não é possível viver na caatinga sem desmatá-la e 45% afirmaram que a escola não tem trabalhado o tema caatinga na sua grade curricular. Dessa forma, faz-se necessário que a escola volte suas ações para que a educação ambiental esteja presente no dia-a-dia dos seus alunos e da comunidade em geral, cumprindo a sua função social.

Palavras-chave: Bioma, Caatinga, Cariri.



Boa leitura!

João Paulo França, 23 de abril de 2020