TCC - Gestão da Educação no Município de Barra de São Miguel-PB: Perspectivas Históricas e os Desafios da Contemporaneidade


Apresentamos mais uma contribuição nossa para Barra de São Miguel: o TCC intitulado "Gestão da Educação no Município de Barra de São Miguel-PB: Perspectivas Históricas e os Desafios da Contemporaneidade". Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso sob a forma de artigo apresentado a banca examinadora como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Municipal da Educação Municipal (PRADIME), regido pelas resoluções 05/2015 e 66/2017 CONSEPE/UFPB, no ano de 201. Esta pesquisa foi orientada pela Profa. Flávia Paloma Cabral Borba.

João Paulo França e a banca examinadora na UFPB
 Eis o Resumo:
 
Propiciar uma reflexão no tempo presente acerca da construção de políticas públicas educacionais para a população de Barra de São Miguel, Paraíba, recorrendo às fontes históricas e trajetória desta rede municipal de ensino, bem como analisando sua gestão, concepção pedagógica e infraestrutura disponível é o objetivo central do texto ora apresentado. Esta é uma temática que nos desafia a conhecer arquivos, lançar luzes sobre a memória das instituições públicas de ensino locais e refletir acerca das políticas que nortearam as decisões e percepções acerca do desenvolvimento da infraestrutura, gestão e qualidade da educação. O problema que nos norteia é procurar compreender como as políticas educacionais no Município de Barra de São Miguel – PB, ao longo da história, contribuíram para o desenvolvimento da localidade, por isto, partimos do entendimento que o estudo do passado e análise das políticas públicas a nível local podem contribuir para o conhecimento da realidade atual da educação barrense e os seus desafios no mundo contemporâneo. Esta pesquisa é de cunho qualitativo em que utilizamos como procedimento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas, sob análise dos métodos da história oral.

Palavras-chave: Educação, História, Barra de São Miguel.


João Paulo França. 08 de fevereiro de 2021.