Artigo – As formas verbais inovadoras do português: o caso de particípios irregulares e a relação com as formas verbais utilizadas no português arcaico


Apresentamos o Artigo – “As formas verbais inovadoras do português: o caso de particípios irregulares e a relação com as formas verbais utilizadas no português arcaico”, escrito por Aurea Rayra Canejo da Silva, apresentado no VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino – ECLAE, no ano de 2015. Em parte, esta pesquisa foi realizada junto à estudantes da Escola João Pinto da Silva.


Eis o Resumo:

Nesta pesquisa estudamos a criação de formas inovadoras do particípio passado irregular
no português do Brasil, trata-se de um trabalho descritivo de cunho qualitativo. Tivemos como objetivos: (1)identificar as formas inovadoras do particípio passado irregular de verbos regulares que estão sendo usadas na modalidade falada do português contemporâneo; (2) descrever e analisar essas novas formas de particípio irregular desconhecidas pelas gramáticas de língua portuguesa; (3) observar se há raiz histórica dessas formas no particípio irregular do português arcaico. Como referenciais teóricos utilizamos as observações e contribuições de Said Ali (2006), Bagno (2007, 2008, 2012, 2013), Bechara (2005), Castilho (2009), Coutinho (2005), Gil (2008), Hauy (2008), Ilari e Basso (2007), Moura Neves (2000), Paiva (2008), Silva Neto (1977, 1986), Silva (2008), Souza (2011), Spina (2008). Na sessão teórica e subsessões há ênfase maior para a história de evolução dos verbos da língua portuguesa, as variações e modificações pelas quais passou para poder chegar ao sistema verbal utilizado. O corpus está constituído de dados coletados em duas etapas, a primeira de gravações de áudio e a segunda aplicação de questionário, a análise divide-se em duas partes: quantitativa e qualitativa. Optamos por utilizar nesta análise os verbos que apresentaram maior recorrência nas duas etapas de coleta de dados, assim, focamos os verbos chegar, trazer e passar (sentido de aprovação), com suas respectivas formas inovadoras –chego, trago e passo. Como resultado, percebemos que a formação desses verbos inovadores pode estar relacionada ao fenômeno da hipercorreção, bem como a analogia com os demais verbos do sistema verbal brasileiro.
Palavras-chave: Criação, Particípio irregular, Variação, Hipercorreção.


João Paulo França. 13 de julho de 2020.