Artigo - Gravimetria e abordagem econômica dos resíduos sólidos urbanos do município de Barra de São Miguel – Paraíba


Disponibilizamos mais Artigo Científico, trata-se da obra "Gravimetria e abordagem econômica dos resíduos sólidos urbanos do município de Barra de São Miguel – Paraíba". Este foi Artigo publicado em 2015 na Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, REGET/UFSM, v. 19, n. 3, set-dez. 2015, p. 67-72.
A autoria é de: Narcísio Cabral de Araújo, Doutorando em Engenharia Agrícola, (UFCG), Abílio José Procópio Queiroz, Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais,  (UFCG), Pablo Luiz Fernandes Guimarães, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, (UFCG)  e Antônia Araújo Gomes, Especialista em Gestão em Saúde e em Educação Básica (UEPB).

Resumo
Barra de São Miguel é um município, localizado na microrregião do Cariri Oriental do estado da Paraíba. É um dos inúmeros municípios, que não gerenciam corretamente seus resíduos sólidos, apenas coleta, transporta e deposita em lixão a céu aberto. Os objetivos do trabalho consistem em analisar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos produzidos no município de Barra de São Miguel, PB e avaliar o desperdício do valor econômico que esse material é dotado podendo ser recuperado. Os resultados mostraram uma produção per capita de 0,6049 kg. hab-1. dia-1, e produção urbana diária total de 1430,07 kg. Em média são desperdiçados diariamente, R$ 112,10 em virtude da má gestão dos resíduos sólidos urbano. No entanto com uma gestão correta, os recursos captados através desse material dariam o suporte financeiro para as atividades gerenciais dos resíduos sólidos do município. Percebe-se a necessidade de se fazer a difusão da educação ambiental no município, para mudança de hábitos de seus moradores, bem como a implantação de um sistema de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos, revertendo os impactos ambientais, sociais e econômicos em benefícios.

Palavras-chave: Gestão de resíduos sólidos urbano, valor econômico, impactos ambientais.

Acesse o Artigo neste Link AQUI. 

João Paulo França, 24 de março de 2021.